AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS

AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS

sábado, 26 de março de 2011

Resultado das eleições ao CRESS-DF. Parabéns à Chapa 1.

Parabenizamos nominalmente, Cilene S. da C Braga; Wellington A. Rodrigues; Ricardo Pereira Soares; Paula Juliana Foltran Fialho; Handerson C. Nunes; Paloma dos S. Figueiredo; Vicente de Paula Faleiros; Thais Alves Moreira; Douglas A. da Silva Gomes; Alison Pereira Oliveira; Natália Pereira Gonçalves; Cibele Maria de Sousa; Daiane Souza B. Bittencourt; Rosilene Maria de Oliveira; Fábio Félix Silveira; Lázara Lorena de Oliveira G. Villar; Ana Flávia Silva Marques de Menezes; Graziele Lima da C. Nogueira -  todos/as integrantes da Chapa 1, pela vitória das urnas alcançada. Nosso reconhecimento, nossa saudação de parabéns e o desejo de muito êxito na condução do Conselho.

Reconhecemos a grandiosidade do processo eleitoral, em que duas chapas juntas, conseguiram levar um total de 336 Assitentes Sociais a comparecerem e exercerem o voto, um número expressivo e histórico, que nunca havia sido alcançado em nenhuma outra eleição do CRESS-DF, a mobilização e formação de duas chapas, proporcionou esse quantitativo. Parabéns a todos/as que compareceram às urnas. Agradecemos todos/as os votos recebidos e confiados à chapa 2.

Saimos todos/as vitóriosos desse processo,  as duas chapas lançaram-se com empenho e esforço ao objetivo que se propuseram - representar a categoria regionalmente.

Registramos o brilhantismo da comissão eleitoral, mesários/as e atuais conselheiros/as que compõem o CRESS-DF, pela organização e competência durante a votação na data de ontem. Reconhecemos ainda, o empenho da atual gestão do CRESS-DF, em apresentar para categoria, durante o pleito, uma sede completamente reformada e renovada, contando ainda com as boas vindas de um café da manhã e lanche, que se estendeu durante todo o dia. Nós reconhecemos todo o colegiado e grupo de conheselheiros/as, mas citamos aqui, Lourdes, Cândida e Fernanda, que incansavelmente permanceram duarnte todo o dia da votação, juntamente com a funcionária Léa, trazendo receptividade e promovendo encaminhamentos e logística, para que toda a estrutura do pleito fosse mantida. Sabemos das dificuldades e lacunas da atual gestão, dificuldades conjunturais e tecidas durante o triênio, apontamos a necessidade de melhorias durante o processo - mas aqui, saudamos reconhecimento pelo esforço - é o momento.

Mais uma vez, agradecemos a todo/as nossos/as apoiadores, que assim como nós da chapa 2, também fizeram-se presentes e incansáveis durante todo o processo eleitoral, mas principalmente na data de ontem, nos corredores, elevadores, dependências do CRESS - recepcionando a categoria, trocando experiências e acompanhando e aguardando o resultado das urnas - a nossa organização, representatividade, presença, torcida, foi notada e percebida por todos/as. Somos vitoriosos/as!

Com garra e incansáveis, permaneceremos na luta. A nossa luta será diária, por melhoria para a profissão no Distrito Federal; por uma observância ao nosso projeto ético pólítico; por uma interlocução com o conjunto CFESS/CRESS; por uma política de melhoria na qualidade de ensino; por uma efetiva implantação do SUAS; por uma efetivo funcionamento das políticas públicas intersetoriais; por um conjunto de ações que permitam voz e eco a categoria... por fim, a nossa luta será diária, como sempre foi, desde a gênese da nossa formação, de lutar por uma distribuição e partilha da riqueza; de lutar por uma verdadeira igualdade social; de lutar contra toda forma de discriminação e preconceito; de lutar pela construção de práticas democráticas; de lutar por um melhor país - ético, afirmativo e justo.

Abaixo, alguns registros do dia da eleição e da dedicação...






quarta-feira, 23 de março de 2011

Finalização de campanha e agradecimentos...


Em respeito ao processo eleitoral, encerramos a nossa campanha... chegamos aos momentos finais e decisivos, abastecidos de uma força e esforço conjunto que nos impulsionou até aqui.
A nossa eleição acontecerá dia 25.03.11 - sexta-feira e poucas horas nos distanciam de um resultado final. Depois de longos anos sem a concorrência de duas chapas para composição do CRESS-DF, saudamos a honrosa experiência da democracia neste campo de representação regional da categoria.

O nosso compromisso será de permanentemente junto ao coletivo da categoria, independente dos resultados das urnas, de avançar por prioridades e conquistas para todo/as os/as ASSISTENTES SOCIAIS do DISTRITO FEDERAL, prioridades e conquistas que incluem a melhoria por condições de trabalho, quer seja ela no âmbito público ou privado; que incluem a implantação e efetivação do SUAS, que incluem a implementação em todos os espaços ocupacionais pelas 30h; que incluem a efetiva fiscalização e observância de denúncias encaminhadas ao Conselho; que incluem a busca por acessos de serviços públicos de qualidade aos usuários de nossas ações/atuações, em um conjunto de redes; que incluem a discussão de um ensino de qualidade, que seja capaz de formar verdadeiros profissionais; que incluem uma aproximada interlocução com o CFESS; que incluem um efetivo funcionamento do CRESS – aberto as demandas diárias da categoria; que incluem a formação de fóruns e instâncias de discussão junto aos profissionais. E tanto mais, que somente aqui não caberia. Lutaremos por tudo isso, quer estejamos enquanto conselheiros/as eleitos/as, quer estejamos enquanto Assistentes Sociais de base, que são sujeitos que se desenham no coletivo e que jamais interromperão a luta.

A nossa gratidão a todos/as os/as apoiadores que vieram junto conosco, por um mesmo acreditar... agradecimentos sinceros. Agradecimentos a todo/as que nos receberam com tanta disponibilidade em seus espaços de trabalho, a cada visita que realizávamos.
Agradecimentos a cada um/a dos/as integrantes da Chapa 2, que se lançaram para desbravar com compromisso, responsabilidade, competência e ética, este projeto ideológico e político ao CRESS-DF. A experiência de trocas a cada reunião, de pertencimento ao grupo, de estudos, de idéias... proporcionaram a todos/as nós, crescimento profissional e crescimento humano, a prazerosa descoberta do/a outro/a enquanto profissional, enquanto potencial. Estamos todo/as nós de parabéns!

Saudamos com respeito a nossa chapa oponente e a comissão eleitoral, nesse processo final.

Emocionadamente, saudamos toda a nossa profissão! A profissão que nos renova e nos abastece de satisfação, mesmo com os inquietantes desafios. A profissão que nos empenha coletivamente a buscar justiça e equidade social. A profissão que internamente nos faz e nos obriga a crescer, a militar, a criticar, a sofrer, a participar, a compreender, a ouvir, a contestar, a acreditar.
Avancemos! Cada vez mais, avancemos!

Ass: integrantes da Chapa 2 – AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS

VOTE! 25.03.11 - SEXTA-FEIRA!

Estamos em momentos decisivos e finais de campanha ao CRESS-DF - as eleições acotecerão dia 25.03.11 - sexta-feira.
LEMBRAMOS A VOCÊ, ASSISTENTE SOCIAL, A IMPORTÂNCIA DE SE DIRIGIR AO CRESS E REALIZAR O SEU VOTO.
A importância do processo eleitoral, está configurada em um processo de luta da categoria, que abrange o nosso coletivo de interesses.
Enquanto profissionais e sujeitos em movimento, sempre comprometidos com o nosso projeto ético político e na defesa de direitos em favorecimento da justiça e equidade social, é que devemos também, fazer do CRESS, parte desse processo, enquanto instância de representação das nossas lutas e conquistas.
Solicitamos o seu apoio e voto a CHAPA 2 - AVAÇOS EM NOVOS TEMPOS.


segunda-feira, 21 de março de 2011

O EXERCÍCIO DO VOTO PARA CATEGORIA.

Nesta semana tão decisiva para nossa categoria – semana das eleições ao conjunto CFESS/CRESS, convocamos todos/as ASSISTENTES SOCIAIS para participarem efetivamente deste processo político com o EXERCÍCIO DO VOTO. Estão em cena, os próximos anos de representação para categoria, os próximos rumos em defesa de todo/as profissionais no Brasil e localmente, no Distrito Federal.
O CRESS representa para todo/as nós, uma instância de preservação e valorização da categoria, em defesa dos interesses ideo-políticos, prerrogando o nosso código de ética como normativa primeira.
Sabemos que o voto não é obrigatório perante a realização do pleito eleitoral do Conselho, mas a garantia de melhorias para a categoria vai além do campo da obrigatoriedade, perpassa pela busca da efetivação e promoção de uma cidadania profissional.
O seu envolvimento e a sua participação enquanto ASSISTENTE SOCIAL é essencial, precisamos deles e assumimos o nosso compromisso enquanto CONSELHO.
Vote! COMPAREÇA AO CONSELHO DIA 25.03.11 e exerça a sua escolha.

sábado, 19 de março de 2011

O nosso debate!


O debate entre chapas ao CRESS-DF foi realizado na data de ontem, 18.03.11, no auditório do HRAN. Agradecemos a participação de todo/as por ocasião desse momento e espaço político-democrático, em que fomos permitido/as a propor, argumentar, defender e aclamar nossas propostas e plataformas de gestão, mas sobretudo, que fomos permitidos a apresentar nosso coletivo de ideários para categoria no Distrito Federal. Partilhamos com todo/as, parte dessa história.

Porque Apoio a Chapa 2 para o CRESS/DF – Avanços em Novos Tempos. Depoimento da Presidente do CFESS - Ivanete Boschetti

                                    
Estamos a uma semana das eleições para o Conjunto CFESS/CRESS e, depois de muitos anos, duas chapas concorrem ao CRESS/DF. Em minha opinião, a existência de duas chapas não deve ser vista como algo negativo. Ao contrário, expressa a mobilização de assistentes sociais do DF e sua disponibilidade para assumir nossa entidade em âmbito distrital. É resultado mais do que legítimo do processo democrático que deve ser fortalecido todos os dias. E ainda, possibilita a nós, assistentes sociais inscritos no CRESS/DF, analisar as propostas e tomar posição sobre a chapa que mais apresenta coerência entre seu programa, a história de seus componentes e sua militância em defesa do Serviço Social, bem como o que propõe para a gestão políticoadministrativa do CRESS e fortalecimento do Conjunto CFESS/CRESS – nosso maior patrimônio.

A análise das propostas das duas chapas é fundamental para balizar nossa posição, apoio e voto. Foi o que fiz para decidir qual a chapa apoiaria e em qual votaria. Percebi que ambas defendem melhorar o atendimento e funcionamento do CRESS/DF, e sua comunicação com os/as profissionais, o que é absolutamente necessário; ambas defendem a luta por direitos humanos e sociais e fortalecimento nas representações do CRESS nos conselhos de políticas e direitos; ambas defendem o fortalecimento da formação com qualidade e maior fiscalização do exercício profissional, dos campos de estágio e das unidades de formação acadêmica. Também conheço a história e militância de componentes das duas chapas, sendo que nas duas têm pessoas que foram meus alunos na graduação em serviço social na UnB e/ou que são atuais alunos no mestrado e/ou no doutorado. A chapa 1 conta também com a presença de um assistente social de muita luta no DF, no Brasil e fora dele, que foi meu orientador de mestrado, meu amigo pessoal e a quem respeito muito: Vicente Faleiros. Mas minhas decisões políticas não passam pelas relações pessoais e meus posicionamentos, por vezes divergentes, dos meus amigos e amigas, não impedem minhas relações de amizade. Minhas decisões políticas são movidas por posicionamentos e afinidades ideo-políticas.

Então, o que difere as duas chapas e que definiu meu apoio e voto na Chapa 2? Foram principalmente quatro elementos:

1.  A Chapa 2, em seu programa e blog, desde o início de sua campanha apresentou suas propostas em consonância com aquelas aprovadas no âmbito do Conjunto CFESS/CRESS e fez expressa menção ao CFESS e às deliberações coletivas. Ou seja, do ponto de vista político e estratégico, a chapa 2 do CRESS não se colocou como autônoma e independente das deliberações do Conjunto CFESS/CRESS. O Conjunto não é autoritário e suas deliberações são coletivas, resultado de muita discussão e voto. Nas sociedades democráticas, a posição da maioria deve ser reconhecida e respeitada. Tal posicionamento me leva a acreditar que a Chapa 2, se for eleita, participará democraticamente das lutas do Conjunto CFESS/CRESS e respeitará as decisões votadas e aprovadas em suas instâncias de deliberação, conforme estabelecido no estatuto e na prática política do Conjunto CFESS/CRESS. Não será uma oposição ao CFESS, mas participará das construções coletivas e respeitará as posições aprovadas pela maioria.

2. A Chapa 2, em seu blog e programa, manifestam seu posicionamento contrário à realização de terapias associadas ao título e/ou exercício da profissão de assistente social, conforme Resolução CFESS 569/2010. Esta resolução é resultado de 14 anos de debates no âmbito do Serviço Social e mais intensamente nos últimos cinco anos. Ela é absolutamente coerente com a Lei 8662/1993 e com o Código de Ética Profissional. Embora alguns assistentes sociais tenham se manifestado publicamente contra essa resolução, ela é um instrumento de defesa das particularidades do Serviço Social e o distingue da psicologia. Assim, a chapa 2 assume posicionamento sintonizado com a posição majoritária e hegemônica do Serviço Social brasileiro. Nesse debate, respeitamos profundamente as posições públicas divergentes daquelas defendidas pelo CFESS e nunca defendemos pensamento único ou autoritário,  mas em política nos somamos àquele que possuem afinidades teóricas e ideológicas.

3.  A Chapa 2, desde o início da campanha, manifestou seu posicionamento contrário à graduação à distância em serviço social, que se apresenta hoje como um dos maiores desafios do Serviço Social brasileiro, e requisita uma luta árdua das entidades da categoria.

4.  A Chapa 2 é integrada e conta com o apoio de valorosas/os companheiras/os e militantes históricas/os das lutas do Serviço Social brasileiro e do DF e suas manifestações no debate ocorrido no dia 18 de março de 2011 no auditório do HRAN consolidaram, sem dúvidas e ressalvas, seu apoio à atual gestão do CFESS e à chapa 1 que concorre ao CFESS.

Vivemos tempos sombrios, em que às vezes as oposições não se explicitam verbalmente, mas se efetivam nas formas cotidianas de fazer política e na manifestação de críticas infundadas e que negam a histórica construção democrática coletiva do Conjunto CFESS/CRESS. Por estes argumentos, apoio e votarei na Chapa 2 para o CRESS-DF e na Chapa 1 para o CFESS, porque é tempo de lutar e resistir para assegurar conquistas e avançar na luta emancipatória.

Brasília, 19 de março de 2011
Ivanete Boschetti – Professora da UnB e Presidente do CFESS

CAMPANHA DE FINAL DE SEMANA...

Estamos em campanha de final de semana... pedindo seu voto e em busca de adesões às propostas da chapa 2. Contamos com você e com seu voto. Nossa campanha tem sido diária, para que cada vez mais pessoas, conheçam sobre o que lutamos e pelo que lutamos. AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS!

sexta-feira, 18 de março de 2011

É hoje! Debate entre chapas! Participe!

O processo de luta histórica da categoria, sempre foi pautado e marcado pela participação e mobilização.

Entre tantas qualidades da nossa profissão, está o de agregar pessoas por uma mesma causa, em torno de um mesmo objetivo, sempre com resiliência e resignação, sempre com determinação e coragem.

Os integrantes da CHAPA 2 acreditam em tudo isso e acreditam em muito, muito mais. É com esse acreditar, que convidamos todos/as ASSISTENTES SOCIAIS e demais colegas, para participarem de um DEBATE entre chapas ao CRESS-DF. HOJE ÀS 19H, NO HRAN. Traga suas proposições e questões. CONTAMOS COM VOCÊ!!!

quarta-feira, 16 de março de 2011

A chapa única do CFESS, apoia a chapa 2!

A CHAPA TEMPO DE LUTA E RESISTÊNCIA que concorre à eleição do CFESS, já manifestou a chapa que apoia para o CRESS no DF. A chapa apoiada pela chapa única do CFESS, é a CHAPA 2 - AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS. É importante que você saiba, é importante que você se informe. O apoio já foi declarado e manifestado. Acesse o link
http://chapacfesstempodelutaeresistencia.blogspot.com/

CONTAMOS COM SEU VOTO! CONHEÇA NOSSAS PROPOSTAS!

Faltam apenas 02 dias para o debate entre chapas! Participe!

Sabe o que vestir no dia 18.03? Nós sabemos!

Você sabe o que vestir no dia 18.03 - sexta-feira? Nós sabemos! Dia 18.03, dia do debate entre chapas ao CRESS-DF, vestiremos a cor branca e a cor verde. Separe sua camisa e participe conosco. Será a cor identidade da nossa campanha. Da campanha da esperança, da campanha de AVANÇOS!

Apoiadore/as da CHAPA 2


Apresentamos os/as ASSISTENTES SOCIAIS E DEMAIS APOIADORES/AS DA CHAPA 2 - AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS. Sabemos que a união em torno de um único objetivo, nos fortalece, nos engrandece enquanto categoria, nos impulsiona enquanto profissionais, para um melhor percuso, mobilização e organização. É por isso que nossa palavra é de AGRADECIMENTO, a todos/as estes profissionais, que se juntam a nós, por um mesmo acreditar. UNIÃO! FORÇA! AVANÇOS!
Você também pode se tornar mais um/a apoiador/a da CHAPA 2, envie seu nome e espaço de atuação para o email: chapadoiscressdf@gmail.com e junte-se a nós! AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS!


Aline Vieira do Nascimento - Secretaria de Estado da Criança – SECRAS-DF

Alisandra Alves - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/FEPEX

Ana Beatriz Moura de Almeida - SEDEST/CAS-DF


Anabelle Carrilho da Costa - Eletronorte

Ana Cristina Abreu – CFESS


Andreia Cândida da Silva Bandeira - Secretaria de Estado de Saúde/SES-DF

Ana Lúcia de Aguiar Soares Carneiro - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

Ana Raquel Oliveira Viegas - Sociedade Maranhense de Direitos Humanos – SMDH/Escritório Brasília

Cecy Alcântara - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios/Centro de Referência em Violência Sexual-CEREVS

Cristiana Monteiro Gomes da Silva - SEDEST/CAS-DF

Cristina de Fátima Guimarães - Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR

Elena Lemes - SEDEST/CREAS-BSB

Estela Argolo – SEDEST
Fernanda Freire de Jesus - Núcleo Federal do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte-PPCAAM/Vida e Juventude
Fernanda Granja - Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras-CIAGO/SECRAS-DF
Francimery Bastos - Unidade Mista de Taquatinga – SES-DF

Ivanete Boschetti - Presidente do CFESS

Joisiane Gamba - Coordenadora da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos/Escritório Brasília

Juliana Jesuina – TJDF

Leilane do S. Santos - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/HRC

Liane Carvalho - TJDF e MDS

Lília Albuquerque – Vila Olímpica de Samambaia

Lívia Vasco - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda /CAS-DF

Lucas Moisés Vinci - Secretaria de Estado da Criança – SECRAS-DF

Luciana Leão - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda - SEDEST-DF

Luiza Alessandra Pessoa - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/Centro de Saúde Guará

Marcia Barr - Presidente da Agência para o Desenvolvimento Social e Humano - Valor Cultural

Marcia Roberta V. Matos - Secretaria de Estado de Saúde

Maria Aparecida G. Ribeiro - SEDEST/CREAS-BSB


Maria Aparecida Lopes - Secretaria de Estado da Criança - SECRAS-DF

Maria do Socorro Sérvio Gonçalves - Unidade Mista de Taguatinga - SES-DF

Maria Tereza Rocha - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

Mariele Lima de Oliveira - Articulação Profissional

Marta Angélica G. de Paiva - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/HAB e INSS

Mirella Martins Oliveira - SEDEST/CAS-DF

Mônica da Costa Souza - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios/VEPEMA

Maurilio Matos - Sec. de Saúde do RJ

Nayra Luiz da Silveira - Semi liberdade do Gama Leste/Secretaria de Estado da Criança-SECRAS-DF

Nicodemos Machado - Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Distrito Federal-PPCAAM-DF/Valor Cultural

Regina Amorim Prestes - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda – SEDEST-DF

Regina Márcia Raposo Rocha – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT


Samuel Gabriel Assis - Articulação Profissional

Selaide Camargo – Ministério do Desenvolvimento Social - MDS

Sérgio Dias - Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras-CIAGO/SECRAS-DF

Suzana Espinheira Melo Lopes - Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal/HRC

Taís Leite Flores - Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

Telma dos Santos Teixeira - Centro Estadual de Referência do Trabalhador/CEREST
Valdemar Martins - Presidente da Casa de Ismael

Vanessa de S. Oliveira Campos - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

Verônica G.N.Milane - Núcleo de Prestação de Serviços à Comunidade - Secretaria de Estado da Criança - SECRAS-DF

Verônica Sant`Anna Sabino - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Convite - Debate entre chapas.

Você sabia? Dia mundial do Serviço Social - 15 de março!

Você sabia que no dia 15 de março comemora-se o dia mundial do Serviço Social? 
O tema de 2011 é: "Vozes do Serviço Social se unem para responder à crise global”! Conheça e entenda a data, no link
http://www.cfess.org.br/noticias_res.php?id=564

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pedimos seu apoio! Pedimos seu voto!

A Chapa 02 reafirma o seu compromisso e luta em defesa dos direitos profissionais e sociais, em consonância com o nosso projeto ético-político. Liberdade, democracia, equidade, justiça social, pluralismo e socialização da riqueza.
Lutemos junto(a)s por tudo isso. Lutemos junto(a)s por um fortalecido CRESS.
Pedimos seu apoio! Pedimos seu voto! Vote consciente! Vote chapa 02 - AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS!!!

domingo, 13 de março de 2011

Maioridade CÓDIGO DE ÉTICA do(a)s ASSISTENTES SOCIAIS


Na data de hoje, comemoramos e celebramos a maioridade de um essencial instrumento na execução da nossa atuação enquanto ASSISTENTES SOCIAIS - instrumento de nosso compromisso com a formação, de nosso compromisso com a categoria, e essencialmente e precipuamente de nosso compromisso com o público ao qual se destina a nossa ação. Brindemos os 18 anos do nosso código de ética - que ele seja lembrado, celebrado e efetivado todos os dias em nossa prática cotidiana.

Para saudar a data, apresentamos aqui, duas leituras importantes para uma melhor compreensão do tema:



Autora:
Dilsea Adeodata Bonetti
Sinopse:

Reunindo as principais conferências e comunicações apresentadas durante o amplo processo de discussão que subsidiou a elaboração do Código de Ética de 1993, Serviço Social e Ética: convite a uma nova práxis vem cobrir evidente lacuna no acervo bibliográfico do Serviço Social.Este livro renova o interesse pela ética profissional tanto na área de ensino como nos locais de trabalho: tem como pressuposto que um Código de Ética deve ser, menos do que um instrumento de sansão, um recurso inspirador de condutas responsáveis e saturadas de valores elevados como os de democracia, eqüidade, justiça, solidariedade, cidadania e liberdade.



 

Autora:

Maria Lúcia Silva Barroco

Sinopse:

Baseando seus argumentos no aporte teórico de Marx e na reflexão imprescindível de Georg Lukács e alguns de seus discípulos, a autora explicita as bases ontológico-sociais da Ética e analisa a trajetória do Serviço Social nesta esfera, evidenciando as diferenças significativas entre o ethos tradicional e o ethos de ruptura presentes em seu evolver histórico. 


sexta-feira, 11 de março de 2011

Para nós da CHAPA 2 - MULHER é mais do que poesia, MULHER é questão política

Em comemoração a semana da mulher - a CHAPA 2 - AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS, indica uma relação de filmes com temáticas políticas sobre a mulher, sobre a sua extraordinária luta de gênero, sobre a bandeira do feminismo, sobre a aguerrida história em busca de igualdade. Para nós, a semana da mulher deve ser brindada e celebrada, não apenas com poesias, canções e rosas, a semana da mulher deve ser refletida e sentida, como uma questão política. Afinal, somos ASSISTENTES SOCIAIS! Aproveitem o final de semana, tendo como alternativa de entreterimento e reflexão, a locação dos seguintes filmes - NÓS INDICAMOS:


1- Mulher é uma Mulher (Une Femme est une Femme), de Jean-Luc Godard (França, 1961, 85 minutos)
Clássico da Nouvelle Vague em que o diretor Jean-Luc Godard faz uma celebração da mulher, através de sua musa Anna Karina, protagonista do filme.


2- Persépolis (Persepolis), de Marjane Satrapi e Vincent Parronaud (França, 2007, 96 minutos)
A jovem diretora Marjane Satrapi assina este premiado filme de animação baseado em sua história pessoal. Um retrato da resistência das mulheres iranianas após a ascensão dos aiatolás ao poder.


3- Sweetie (Sweetie), de Jane Campion (Nova Zelândia, 1989, 97 minutos)
Primeiro filme de Jane Campion, a premiada diretora de O Piano. Realizado na Nova Zelândia, o filme é um comovente retrato de uma adolescente com distúrbios de comportamento.


4- Saint-Cyr (Saint-Cyr), de Patricia Mazuy (França, 2000, 119 minutos)
Em 1686, durante o reinado de Luís XIV, a Senhora de Maintenon (Isabelle Huppert) cria uma escola de cortesãs, onde moças pobres serão formadas para servir os nobres da corte.


5- O Papel de Sua Vida (Le Rôle de Sa Vie), de François Favrat (França, 2004, 100 minutos)
Em Paris, atriz famosa e sua secretária vivem relacionamento conturbado, intercalando sentimentos contraditórios como ciúme, admiração, vaidade e inveja. Comédia dramática inspirada no clássico A Malvada (All About Eve).


6- O Aborto dos Outros, de Carla Gallo (Brasil, 2008, 72 minutos)
Comovente documentário que reúne depoimentos de várias mulheres que se deparam, por diferentes razões, com a necessidade de fazer um aborto.


7- O Livro das Revelações (The Book of Revelation), de Ana Kokkinos (Austrália, 2006, 117 minutos)
Dançarino é raptado por três mulheres encapuzadas e transformado em brinquedo sexual por dias, sendo subjugado e humilhado. Após ser solto, fica obcecado em descobrir a identidade de suas raptoras.

Serviço Social e Reflexões Críticas sobre Práticas Terapêuticas - PENSE BEM ANTES DE VOTAR!

Antes de votar, analise as propostas das chapas que concorrem às eleições do CRESS-DF, no que tangem diretamente às nossas práticas profissionais - construídas em tantos anos de luta e em tantos processos de estruturação, renovação, reconceituação e formação. Levantamos a bandeira do que defendemos e criticamos o que não acreditamos. Leia e analise, o que a CHAPA 2 - AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS defende. Refletimos e vamos ao encontro e em concordância, do que já refletido pelo CFESS. É nisso que acreditamos! LEIAM!


http://www.cfess.org.br/arquivos/doc_CFESS_Terapias_e_SS_2010.pdf


Contamos com seu voto! Contamos e acreditamos na melhor direção da categoria.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Debate democrático! Convite!




Convidamos a todo(a)s, ASSISTENTES SOCIAIS ou não, que acreditam em uma gestão do CRESS-DF articulada com a categoria, que acreditam em uma gestão participativa e democrática, a participarem de um debate propositivo e político, entre as chapas que concorrem a gestão do triênio 2011/2014 do CRESS-DF. A CHAPA 2 - AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS, convida a todo(a)s a participarem do debate e a trazerem suas contibuições e questões. Participem e declarem o seu apoio a CHAPA 2! Vistam a cor VERDE ou BRANCA no dia do debate e levantem toda a nossa esperança pela categoria. Vamos junto(a)s e com AVANÇOS!


Debate: 18.03 (sexta-feira)
Hora: 19 hs
Local: Auditório do HRAN - Hospital Regional da Asa Norte
Endereço: SMHN Qd 1 Bl A s/n An T - Brasília - DF

A CHAPA 2 APOIA A CHAPA TEMPO DE LUTA E RESISTÊNCIA - CFESS



Publicizamos o nosso apoio a CHAPA TEMPO DE LUTA E RESISTÊNCIA que concorre à eleição do CFESS para o período 2011/2014. Juntamente com o que proposto pela CHAPA 2 no Distrito Federal, referendamos apoio e participação, por acreditar que propostas e plataformas coincidentes, darão uma comprometida e engajada gestão ao conjunto CFESS/CRESS. Avancemos nessa luta! Chapas AVANÇOS EM NOVOS TEMPOS e TEMPO DE LUTA E RESISTÊNCIA unidas pela garantia de uma melhor estruturação e organização da categoria no Distrito Federal e no Brasil. Conheça também o blog: http://chapacfesstempodelutaeresistencia.blogspot.com/

Nossa rede - participe!


chapadoiscressdf@gmail.com
  
cressdfchapadois

 
twitter.com/8regiao


  









 


Fernanda Fernandes disse...

Eu apoio a CHAPA 2 para o CRESS DF e a chapa única para o CFESS. A CHAPA 2 se constituí um grupo que associa experiência, formação acadêmica, disposição e se estrutura em cima de um projeto profissional, na luta e defesa do nosso exercício profissional, porque vive isso cotidianamente.
Eu voto na CHAPA 2, por acreditar que eles poderão fazer uma gestão pautada na coletividade, no debate democrático e podem avançar, reconhecendo o que já foi feito e melhorando o atendimento do CRESS, trazendo a fiscalização e a comissão de ética para perto do cotidiano do profissional.


Fernanda Fernandes
Assistente Social da CAESB e Conselheira do CRESS/DF - gestão 2008/2011.

Baixe a nova versão revisada e atualizada do CÓDIGO DE ÉTICA DO(A) ASSISTENTE SOCIAL


Entre as novidades, estão a adequação à linguagem de gênero e a lei das 30 horas


A 9ª edição do Código de Ética do/a Assistente Social já está disponível  para os/as profissionais. Incorporando as alterações discutidas e aprovadas no 39º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado em setembro de 2010 em Florianópolis (SC), a nova edição do documento foi publicada pelo CFESS, em 11 de fevereiro e a categoria passa aos poucos a conhecê-lo.


Revista e atualizada, a publicação inclui as modificações na Lei de Regulamentação da profissão (Lei n.º 8.662/93), decorrentes da aprovação da Lei n.º 12.137/2010, que instituiu a jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução salarial para assistentes sociais. As alterações no Código de Ética se adequam às correções formais e de conteúdo, conforme consignadas na Resolução CFESS 594, de 21 de janeiro de 2011, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 24 de janeiro deste ano.


"As correções formais dizem respeito à incorporação das novas regras ortográficas da língua portuguesa, assim como à numeração sequencial dos princípios fundamentais do Código e, ainda, ao reconhecimento da linguagem de gênero, adotando-se em todo o texto a forma masculina e feminina simultaneamente", explica a presidente do CFESS Ivanete Boschetti.

Baixar
Além disso, houve mudanças de nomenclatura, com a substituição do termo "opção sexual" por "orientação sexual", incluindo ainda no princípio XI a "identidade de gênero", quando se refere ao exercício do serviço social sem ser discriminado/a nem discriminar por essa condição. Ainda, a 9ª edição do Código, conforme consta da Apresentação à Edição de 2011 do instrumento normativo, traz alterações que "reafirmam princípios e valores do Projeto Ético-Político e incorporam avanços nas discussões acerca dos direitos da população LGBT pela livre orientação e expressão sexual".


A nova edição revista e atualizada do Código de Ética do/a Assistente Social estará disponível no site do CFESS, em formato eletrônico, na próxima semana. Para obter o documento impresso, o/a interessado/a deve entrar em contato com o CRESS de sua região.

QUE A CANÇÃO NOS IMPULSIONE EM NOSSO DIA A DIA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, QUANDO NOS DEPARAMOS COM OS DESAFIOS DA PRÁXIS. VAMOS EM FRENTE! COM CORAGEM, AVANCEMOS!


MOMENTOS DE MOBILIZAÇÕES DA CHAPA 2


FOTOS DAS NOSSAS MOBILIZAÇÕES - INTEGRANTES E APOIADORE(A)S DA CHAPA 2. NOSSA MAIOR MOBILIZAÇÃO É POR VOCÊ, ASSISTENTE SOCIAL DO DISTRITO FEDERAL. CONTAMOS COM VOCÊ, CONTAMOS COM SEU VOTO!


domingo, 20 de fevereiro de 2011

ASSISTENTES SOCIAIS DO DISTRITO FEDERAL - CONVOCAMOS


Com a proposta de renovação e fortalecimento da categoria profissional no Distrito Federal, apresentamos uma plataforma de proposições políticas, éticas e contemporâneas, para a gestão do triênio 2011/2014 do Conselho Regional de Serviço Social – 8ª Região.

Com o objetivo de uma composição colegiada ao Conselho, somando experiência profissional ao dinamismo do início da prática, partilhando saberes e experiências nos mais diversos campos de atuação, é que convocamos todos os profissionais a participarem das próximas eleições do CRESS – 8ª Região, na data de 25 de março de 2011.

Faremos um chamamento e articulação da categoria, para gerirmos uma gestão partilhada e participativa, com transparência e proatividade a todas as questões de interesse e inerentes à profissão. Conheça nossa plataforma de propostas nas postagens seguintes.